Tags

, , , , , , ,

Aproveitando o embalo do último post, deixarei aqui a lista com os melhores filmes de terror/suspense baseados ou inspirados em fatos reais. Tentei fugir ao máximo das listas convencionais, encabeçadas por filmes como: Massacre da Serra Elétrica (inspirado em Ed Gein), Horror em Amityville (a história da família Lutz) e O Exorcismo de Emily Rose (que dispensa apresentações). Apesar de evitar os filmes já manjados do gênero, a lista mantem a qualidade e apresenta filmes relativamente desconhecidos  que, independente de seu fundo verídico, são de arrepiar os cabelos da nuca. Mas é claro, parte do terror que tais filmes geram, vem da premissa de que, de uma forma ou de outra e com algum exagero, aquilo de fato aconteceu com alguém, e portanto, poderia acontecer com você.

Projeto Filadélfia

Image

O filme: Em 1943 a marinha americana colocou em prática um projeto secreto para tornar um destróier invisível (USS Eldridge) ao radar. Alguma coisa da  errada e o destróier, não só fica invisível ao radar, como também fica invisível a olho nu. O experimento foge totalmente ao controle dos seus idealizadores e o Eldridge acaba se desmaterializando. Os protagonistas, além de terem que lidar com os efeitos nocivos das forças eletromagnéticas, as quais foram submetidos, tem que escapar do governo e daqueles que não acreditam na sua fantástica versão da historia.

Image

Fatos em foi baseado: O filme é bem fiel a historia “real”. Segundo consta, O USS Eldridge passou por duas experiências, sendo a segunda a mais desastrosa. Alega-se que  quando o Eldridge se materializou novamente, alguns marinheiros se fundiram ao anteparo do navio ou a sua fuselagem, outros somente sofreram os efeitos, horas ou dias depois. A história se envereda por caminhos ainda mais estranhos, incluindo OVNIs, viagens no tempo e outras cositas mas. A história foi divulgada através de duas figuras centrais: O nebuloso Carlos Allende e o físico Morris Jessup.

Segredo dos Céus

Image

O filme: Cinco amigos avistam uma estranha formação de luzes que se move rapidamente pelo céu. Distraído, o motorista acaba  batendo em outro  veículo e encontrando o protagonista  da trama, Richard (Jason Connery – filho do Sean). Dai em diante começa o calvário do sexteto.

Fatos em que foi baseado: Apesar dos fatos reais vendidos no filme se referirem à história dos seis jovens, não consegui encontrar nada sobre os mesmos. A única referência a fatos  verificáveis são as notórias luzes de Phoenix. É um filme de baixo orçamento, no entanto,  o diretor soube manter o clima “baseado em fatos reais” e o filme termina com as formosas legendas explicativas.

Lembranças de um Verão

Image

O filme: após a morte de um amigo, o fotografo Robert Garfield começa a se lembrar de uma verão, quando tinha 11 anos. É uma lembrança especial para Robert, pois é nessa época que ele conhece o enigmático  Ted Brautigan, um homem solitário com visíveis poderes paranormais. Ted  foge de algo e usa o garoto para a ajudá-lo a se ocultar, em contrapartida o convívio com Ted mudará a vida de Robert para sempre.

Fatos e personagens em que foi inspirado: Ted Brautigan representa os sensitivos e paranormais utilizados pelo governo americano durante a Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria. Existe no filme, também, referência aos famosos homens de preto. Tais agentes, foram amplamente usados, e seus feitos documentados pela Alemanha de Hitler. Relatórios encontrados nos arquivos nazistas, certificam que alguns deles chegavam a quase 100% de acerto. Um deles previu a derrocada do terceiro Reich em 1945 e foi “convidado” a comparecer perante um pelotão de fuzilamento.

Fogo no Céu

Image

O filme: No dia 5 de novembro de 1975, um grupo de lenhadores, ao voltar para casa, se depara com uma luz vinda do interior da floresta. Trevis Walton abandona a segurança  da pick up, atraído pela luz ofuscante, ao se aproximar é atingido por um feixe de raios e desaparece. Assustados, seus amigos fogem do local, ao chegarem à cidade relatam o ocorrido às autoridades locais.

Image

Fatos em que foi baseado: É um longa bem feito, com efeitos razoáveis para a época. A história segue a narrativa do próprio Travis, (na verdade, Travis aparece nos créditos do filme como roteirista). A parte mais palpável do caso é que Walton ficou cinco dias desaparecido, e seus amigos, apesar de terem passado pelo detector de mentiras, foram formalmente acusados de assassinato. O que aconteceu com Travis é semelhante ao ocorrido com a história contada pela família Lutz (Horror em Amityville). Investigadores, posteriormente, encontraram uma série de contradições nos relatos de Travis. Outros, apesar de admitirem tais contradições, afirmam que a historia é verdadeira, embora ele tenha exagerado e alterado alguns dados  para tornar a história mais atraente, o que por fim acabou abalando a credibilidade do caso.

A Última Profecia

Image

O filme: Um conceituado jornalista, John Klein (Richard Gere), após perder a mulher em um acidente de carro é, acidentalmente, levado até uma cidade onde estão acontecendo misteriosos incidentes e avistamentos. Klein percebe que o fenômeno tem alguma ligação com visões que sua mulher teve antes de morrer, e resolve se embrenhar no mistério.

Fatos em que foi baseado: Nas investigações, e livro, de John Kell sobre acontecimentos ocrorridos em Point Pleasant e que culminaram com a queda de uma ponte e a morte de dezenas de pessoas. A profecia do Homem-Mariposa é tácita, o local onde ele é avistado acaba por sofrer desastres naturais ou humanos. O ponto forte do filme, em minha opinião, é que ele não tenta desvendar o mistério com teorias rocambolescas, o roteiro coloca os fatos dentro de uma trama, sem rotulá-los. Um dos melhores momentos  é o dialogo entre o jornalista e o Dr. Alexander Leek, quando este revela qual sua visão do fenômeno.

Eles

Image

O filme: um casal de franceses (Clementine e Lucas)  vive em Bucareste, Romênia. O casal mora numa enorme e velha casa afastada do centro da cidade. Um local ermo e sossegado. Durante uma noite, Clementine ouve barulhos nos arredores da propriedade. Assustada, chama o marido.  Em pouco tempo o casal percebe que não são ladrões, mas o que eles querem, afinal?

Em que foi baseado: na investigação oficial e no processo judicial. O filme é inquietante e surpreendente. O diretor soube colocar as peças na ordem certa sem sacrificar a trama e os fatos verdadeiros em que o filme se baseia. O mais sinistro é descobrir no final quem eles são e porque fizeram aquilo.

Triângulo do Diabo

Image

O filme: “Nos últimos trinta anos ao largo da costa leste dos Estados Unidos mais de mil homens, mulheres e crianças foram banidos da face da Terra. Ninguém sabe como. Ou por que… Esta é uma explicação …”

Essa abertura do filme, praticamente fala por si só. A película conta a história de uma mulher, única sobrevivente de um naufrágio, que no decorrer do filme percebe que o principal  responsável por seu infortúnio é o próprio Triângulo das Bermudas.

Image

Em que foi inspirado: Não conta uma história verídica específica, mas junta uma série de relatos colhidos ao longo de anos sobre desaparecimentos no Triângulo. Filme de 1975 que, apesar das limitações tecnológicas da época e ter sido feito e lançado diretamente para televisão, em termos de trama e suspense, da uma surra em muitos filmes atuais lançados para o cinema. É raro, dificil de se encontrar, e um dos melhores filmes (se não o melhor) que já assisti sobre o Triângulo das Bermudas.

Wolf Creek

Image

O filme: Três mochileiros , um homem e duas mulheres, visitam a segunda maior cratera causada por um meteoro do mundo, ao retornarem percebem que seus relógios pararam e o carro deu pane. Recebem ajuda de um motorista, que os leva para uma mina abandonada, onde ele revela suas verdadeiras intenções.

Image

Fatos em que foi baseado:  assassinatos em série ocorridos no Outback Australiano entre os anos 80 e 90, atribuídos a Ivan Marko Milat. Como Milat nega até hoje a autoria dos crimes, o diretor, apesar de flagrante aparência e modus operandi, foge um pouco da versão oficial deixando incerto a identidade do assassino , além de dar-lhe certos atributos não muito naturais. Junte-se a isso, os efeitos adjacentes à cratera de Wolf Creek, que, honestamente, não sei se procedem.


Raça selvagem

Image

O filme: Uma  pesquisadora empreende uma expedição em busca do extinto Tilacino (tigre da tasmânia), chegando a uma floresta densa numa localidade pouco habitada. Seu grupo começa a ser atacado e ela e seus companheiros farão o possível pra sobrevier. Tem uma certa metáfora poética entre uma raça extinta e outra que surge.

Personagens em que foi inspirado: Austrália é um pais de dimensões continentais, e boa parte dele é deserto e pouco habitado. Raça Selvagem explora essas duas características do país, e insere no cenário dois ícones da da mitologia australiana: o tigre da tasmânia e Alexander Pearce, o canibal. Apesar do clichê “perseguição na floresta”, o filme tem seu diferencial.

Enigma do Mal

Image

O Filme: Carla Moran, uma mãe solteira, alega ser violentada por uma entidade invisível. No princípio a protagonista acredita que tudo não passa de pesadelos, até que a tal entidade começa a se manifestar fisicamente enquanto ela está acordada. Carla, depois de passar por psiquiatras, acaba solicitando a ajuda de especialistas paranormais.

Em que fatos foi baseado. É isso mesmo que você  leu, ela afirma ter sido estuprada por uma entidade invisível. O filme se baseia na pesquisa de Kerry Gaynor e Barry Taff, sobre o caso de Doris Bither que afirma ter sido violentada por uma presença sobrenatural. Embora os voyeurs  pesquisadores não tenham presenciado tais atentados sexuais, eles informaram terem vistos luzes flutuando, objetos  se movendo sozinhos  e uma silhueta humana.

Menção Honrosa

Os filmes abaixo, eu vi há muito tempo, e honestamente,  minha memória não me habilita a falar deles. Mas se bem me lembro, valem a pena serem vistos.

A Maldição dos Mortos-Vivos: É isso aí… um filme de zumbis ínspirado em fatos reais. Lembro que era baseado no livro e  pesquisa de um canadense (que passou um bom tempo no Haiti) sobre uma toxina usada para induzir as pessoas a um estado de transe, o que permitia serem controlados por um espécie de xamã. Não me lembro o nome do livro, nem o nome do tal pesquisador.

Intruders: É um documentário dramatizado, conta a história de três pessoas, que não se conheciam, vítimas de supostas abduções, que acabam se ligando graças ao trabalho de um psiquiatra que consegue ver a relação entre os casos.  Se bem me lembro é baseado em pesquisas de um psiquiatra real.